19 de jul. de 2013

Nutróloga indica o que comer antes e depois da natação


Foto: Divulgação/ dicanutricionista

Principal preocupação é com a hidratação, já que quem pratica esportes aquáticos tem menos vontade de beber água


Saber qual a alimentação correta antes e depois de praticar natação é fundamental para obter bons resultados dentro e fora da piscina. De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann, a refeição de um nadador deve consistir em pelo menos 60% das calorias totais de carboidratos como pães, cereais, arroz, massa, frutas, vegetais e bolos doces.

- O carboidrato tem a função de fornecer energia ao músculo, sendo assim, são essenciais na hora de praticar a natação — recomenda.

É recomendável evitar o consumo de gordura uma hora antes de nadar, ou até mesmo a proteína. O aconselhável é somente ingerir carboidratos como torradas, um copo de suco ou uma fatia de bolo, de uma a duas horas antes do exercício físico.

- Não pratique a natação com o estômago vazio e sem energias, coma algo leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte. Se exercitar sem ingerir nada pode proporcionar um rendimento baixo e até acarretar problemas sérios de saúde — adverte a médica.

Os riscos de desidratação durante o treino podem ser grandes se não houver uma reposição hídrica constante, mas a vontade de beber água é menor em atletas que fazem esportes aquáticos. Uma dica para essa reposição rápida é deixar uma garrafa de água à beira da piscina e sempre beber nas pausas do treino.

- Ingerir líquidos esportivos e carboidratos também é uma alternativa. Acrescentar o carboidrato durante o exercício adia o cansaço e prolonga as atividades na água — diz Luciane.

Após gastar energias dentro da piscina, procure fazer uma refeição que contenha carboidratos, lipídeos e proteínas com objetivo de repor esses nutrientes perdidos durante os exercícios. O nadador precisa ingerir carboidratos em intervalos de duas a quatro horas. O atleta deve beber também bastante água para repor o líquido perdido.

A natação não tem recomendação de idade e proporciona uma série de vantagens para o organismo. Além de ser, um dos grandes aliados no combate ao estresse, a concentração exigida para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e um distanciamento dos problemas do cotidiano.
Fonte: Zero Hora 
Boas braçadas!
Equipe Fast Runner
Por fast runner

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner

Nenhum comentário:

Postar um comentário